clean-5

Touros e Região

Em geral

Politica

DICAS DE BELEZA

famosos

TV

» » » Prefeitura de Touros parceira do Projeto “Caminhos do Cuidado” está realizando curso de formação para Agentes Comunitários, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem.

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM SÃO CAPACITADOS PARA ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS.

A Prefeitura de Touros é parceira do Projeto “Caminhos do Cuidado” que através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) do Rio Grande do Sul e a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) do Ministério da Saúde e está realizando curso de formação para Agentes Comunitários, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, visando à capacitação sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas e os seus familiares. 

A formação em saúde mental, álcool, crack e outras drogas, oferecida pelo Projeto Caminhos do Cuidado possibilitará que Agentes Comunitários de Saúdes, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, atores da Atenção Básica, possam trabalhar em conjunto, visando melhorar a atenção aos familiares e às pessoas que fazem uso prejudicial de drogas. Esse acolhimento e cuidado ao usuário de forma integral pressupõe um novo olhar sem preconceitos e sem exclusão de qualquer natureza.

O curso oferecido tem como base a política do Ministério da Saúde de Atenção Integral e o cuidado com as pessoas que fazem o uso prejudicial de drogas, norteado pela Redução de Danos (RD) aos usuários. A carga horária para os alunos será de 60 horas, sendo 2/3 do tempo gastos em horas presenciais e 1/3 em observações de campo.

Essa formação em saúde mental inova pelo dinamismo e mudança de modelos. O projeto trabalha com a quebra da lógica do “especialismo” no cuidado em saúde mental, propondo a convergência da atenção envolvendo diversas áreas e setores e promove ainda a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em seus propósitos, já que os profissionais da Atenção Básica passam a dispor de ferramentas para o acolhimento dos usuários e se tornam multiplicadores dessa linha de cuidado.

O curso também é inovador ao discutir e construir um novo papel para os agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos em enfermagem, voltado para o cuidado em saúde mental, trabalhando conforme a especificidade de cada território. Além disto, qualifica o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas.

E por fim, a formação proposta pelo projeto Caminhos do Cuidado amplia a caixa de ferramentas dos atores da Atenção Básica para o cuidado em saúde mental e sua atuação na rede de atenção, e ainda, na construção de territórios de paz.

A Secretaria Municipal de Saúde de Touros aderiu a este projeto que teve início em 26 de setembro. As aulas são ministradas durante um mês na sala de reuniões da secretaria nas sextas-feiras, nos turnos matutino e vespertino. Serão formadas 4 turmas, sendo que a 2ª turma terá início em 7 de novembro.

SOBRE O PROJETO

O projeto Caminhos do Cuidado começou a ser concebido a partir do convite do Ministério da Saúde a duas instituições de educação em saúde: a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro e Grupo Hospitalar Conceição, do Rio Grande do Sul. Articulado pela Casa Civil e sob a responsabilidade do Ministério da Justiça, o projeto está inserido no eixo do Cuidado do Plano Integrado “Crack, é possível vencer”. A base do projeto é a política de atenção integral e cuidado com as pessoas que fazem uso prejudicial de drogas.

As parcerias com setores do Ministério da Saúde como o Departamentos de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), de Atenção Básica (DAB) e da Coordenação de Saúde Mental foram fundamentais para a realização do “Caminhos do Cuidado”, assim como a articulação entre as instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) que são protagonistas nessa formação, destacando a parceria entre estados e municípios, Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e com as Escolas Técnicas do SUS e Escolas de Saúde Pública (ETSUS/ESP).

Genubia Soares

Radialista - DRT/RN 1.383,blogueira.Busco atualizar o meu conhecimento quanto ao que acontece no dia a dia para com qualidade repassar aos demais interessados .
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Touros em Destaque