clean-5

Touros e Região

Em geral

Politica

DICAS DE BELEZA

famosos

TV

» » 'Robótica não é filme de Hollywood', diz Nicolelis sobre o exoesqueleto

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis disse nesta quarta-feira (18) que sabia desde março que a exibição do exoesqueleto durante a abertura da Copa do Mundo, no último dia 12, teria curta duração e, por isso, precisou adaptar os planos iniciais da apresentação do projeto “Andar de Novo,". Miguel comentou que inicialmente estava previsto um jovem paraplégico se levantar da cadeira de rodas, andar alguns passos e dar um chute na bola, que seria o “pontapé inicial” do Mundial do Brasil. Mas a estratégia foi revista após a Fifa informar que o grupo teria 29 segundos para realizar a demonstração científica.
Na última quinta-feira, o voluntário Juliano Pinto, de 29 anos, deu um chute simbólico na bola da Copa usando o exoesqueleto. Na transmissão oficial, exibida por emissoras em todo o mundo, a cena durou apenas sete segundos.Nicolelis nega que a Fifa possa ter diminuído o tempo de exibição do trabalho porque não confiaria no projeto e afirma que o secretário-geral da entidade, Jerôme Valcke, viu a exibição do exoesqueleto dias antes, na própria Arena Corinthians, onde o grupo montou um laboratório provisório para realizar testes. “Fizemos três demonstrações privadas para a Fifa. O secretário-geral viu três chutes e aprovou pessoalmente.”
Na última semana, o Comitê Organizador da Copa do Mundo, responsável pela cerimônia, informou que o evento aconteceu dentro do tempo previsto e conforme ensaios realizados.
O neurocientista minimizou as críticas recebidas após a rápida apresentação na Arena Corinthians: “Tenham calma, não olhem para isso com comentários de futebol. Tem que conhecer tecnicamente e saber o esforço. Robótica não é filme de Hollywood, tem limitações que nós conhecemos. O limite desse trabalho foi alcançado. Os oito pacientes atingiram um grau de proficiência e controle mental muito altos, e tudo isso será publicado”, garante.

Genubia Soares

Radialista - DRT/RN 1.383,blogueira.Busco atualizar o meu conhecimento quanto ao que acontece no dia a dia para com qualidade repassar aos demais interessados .
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Touros em Destaque