clean-5

Touros e Região

Em geral

Politica

DICAS DE BELEZA

famosos

TV

» » » PREFEITURA REALIZOU NA ÚLTIMA QUARTA FEIRA (07) ATO CÍVICO EM CELEBRAÇÃO AOS 512 ANOS DO MARCO DE TOUROS/RN

Primeiro e mais antigo monumento histórico do Brasil, trazido pelos portugueses na expedição de Gaspar de Lemos, já foi considerado símbolo milagroso.


A Prefeitura de Touros, por meio da Secretaria de Turismo, realizou na última quarta-feira (07), às 9h, no Centro de Turismo, um ato cívico em comemoração aos 512 anos da chegada do Marco de Touros, na chamada Praia do Marco. Durante o evento, foi lido um breve histórico sobre o símbolo mais antigo do país, trazido na expedição comandada por Gaspar de Lemos.
A programação contou  com a apresentação da Banda de Música de Touros e execução do hino do município. O evento resgata, não só a história de Touros, mas a história da descoberta do nosso país”, disse o secretário de Turismo, Habib Chalita.
Desde 1975, o Marco de Touros foi encaminhado a Fortaleza dos Reis Magos em Natal, por iniciativa do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Norte, onde está exposto aos visitantes. Na época, houve uma forte resistência da população na retirada do Marco do local original para o Forte. Muitos temiam que o símbolo fosse destruído ou sofresse algum dano.
Em Touros, é possível conhecer um pouco mais sobre a história deste símbolo no Museu de Touros, onde há uma réplica e documentos históricos que detalham a chegada do Marco.

Chegada do Marco
Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1501, na expedição de Gaspar de Lemos, deixaram um marco colonial na praia do Marco, tomando posse da terra para Portugal. Essa pedra, mais conhecida como Marco de Touros, é considerada o monumento mais antigo do Brasil. Por possuir em suas faces a Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, o Marco passou a ser considerado como sagrado. Os moradores raspavam a pedra de puro mármore para fazer chá, segundo a crença, curava doenças.

 Fonte: Assessoria de Imprensa

Genubia Soares

Radialista - DRT/RN 1.383,blogueira.Busco atualizar o meu conhecimento quanto ao que acontece no dia a dia para com qualidade repassar aos demais interessados .
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Touros em Destaque