clean-5

Touros e Região

Em geral

Politica

DICAS DE BELEZA

famosos

TV

» » » PARCERIA ENTRE SEBRAE E PREFEITURA APOSTA NO CRESCIMENTO DE NOVOS EMPREENDEDORES EM TOUROS




Oficina Sebrae de Empreendedorismo reuniu 250 micro e pequenos empresários de Touros, no período de 15 a 19 de julho. O Evento foi um sucesso e despertou na população a gerência do próprio negócio.
Entusiasmo e planejamento foram os principais pontos abordados pelos participantes da Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) que terminou nesta sexta-feira (19), no Espaço das Dunas. Motivados a abrir o próprio negócio e aperfeiçoar o gerenciamento dos já existentes, cerca de 250 empreendedores agradeceram a parceria entre a Prefeitura de Touros e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para que fosse possível a realização da semana de capacitação ao micro e pequeno empresário local.
“Eu não esperava que fosse aprender o quanto eu aprendi. Eu acho que todo mundo vai pra casa hoje, entendendo o que quer do próprio negócio. Eu entrei sem direção, só pensava em um dia aumentar a minha lanchonete, mas não tinha um objetivo. Queria ganhar mais dinheiro, mas não tinha noção de como fazer. Agora eu sei o que eu quero e como fazer. Então, só tenho a agradecer a todos que possibilitaram a realização da OSE em Touros”, declarou empolgado o comerciante André Luiz, morador do Distrito de Zabelê.
Desde a segunda-feira (15), os participantes foram orientados e capacitados por facilitadores do Sebrae sobre pontos fundamentais para o sucesso de uma empresa. De forma simples, prática e dinâmica, os participantes, separados em grupos, tiveram aulas práticas sobre gerência de negócios, comportamento, planejamento, empreendedorismo, motivação e diversas outras competências que o empresário deve saber e ter para o sucesso do seu negócio.
“Sabemos que há muita deficiência de informação, mas com essa oficina, cada participante sai com o plano de desenvolvimento individual, ou seja, ele conhece a suas potencialidades, suas fraquezas e  faz a sua agenda empresarial para que possamos dar continuidade a capacitação dele, ou seja, é uma operação continua”, explicou o diretor técnico do Sebrae, João Hélio.
João Hélio enfatizou também que, a partir de agora, o Sebrae passa a realizar um trabalho individual. “Neste momento, nos estamos identificando quem tem mais carência em finanças, em relações humanas, na própria gestão dos negócios, ou outras características que podemos identificar e dar uma assistência melhor. Em Touros, pelos relatórios dos facilitadores, a principal carência é a gestão do negócio, porque mesmo aqueles que já tem seus negócios em funcionamento há alguns anos, não há metodologia, um planejamento. Durante a OSE eles puderam preparar o plano de negócio para a atividade que eles exercem e que eles tem”, lembrou.
Durante toda a semana, a Prefeitura disponibilizou transporte para os participantes que moram nos distritos, além da infraestrutura necessária para a realização da OSE.

Lei Geral da Micro e Pequena  Empresa
Outro ponto importante destacado na OSE foi a participação dos empresários locais na prestação de serviços e produtos para a própria Prefeitura. No evento, foi ministrada a palestra sobre “Compra Pública – Como fornecer para o Governo”, onde os empreendedores foram orientados sobre a legalidade de suas empresas e a participação nas necessidades da gestão municipal. Para isso, o primeiro passo é a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já criada e sancionada em Touros
“É muito importante fazer um evento como este em parceria com a prefeitura, pois a prefeitura aprovou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e, isso já é um grande avanço. Existe uma lei municipal que apoia a micro e pequena empresa, e essa parceria irá possibilitar que a lei que já foi aprovada, seja implementada, ou seja, ter a lei e fazer a lei acontecer.
A OSE é uma das ações previstas para a implementação da lei geral. A partir das carências do gestor público, a necessidades de aquisição de produtos, como por exemplo, para merenda escolar, será fornecida por empresas que estão aqui participando. Para isso, nós daremos suporte, no que diz respeito, ao fornecimento de bens, ou serviços ao município. E muito importante porque só assim o dinheiro circula aqui em Touros. Assim, a Prefeitura tem a certeza da aquisição de bons produtos do próprio município, até porque, trabalhamos a qualidade de bens e serviços”, complementou do diretor técnico do Sebrae
Entre os critérios para a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa está a criação da sala do empreendedor, um espaço para que os empresários tenham orientação e tirem dúvidas sobre os negócios.
“A Prefeitura já se comprometeu em disponibilizar um espaço para que possa ser criado a sala do empreendedor. Neste espaço, agentes de desenvolvimento local estarão dando suporte aos empreendedores e entrando em contato direto com o Sebrae. No local, será criado o portal do desenvolvimento onde experiências de sucesso são compartilhadas entre empreendedores de todo o país”, disse Adriana, facilitadora do Sebrae.












 Fonte: Assessoria de Imprensa Touros

Genubia Soares

Radialista - DRT/RN 1.383,blogueira.Busco atualizar o meu conhecimento quanto ao que acontece no dia a dia para com qualidade repassar aos demais interessados .
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Touros em Destaque