clean-5

Touros e Região

Em geral

Politica

DICAS DE BELEZA

famosos

TV

» » Semana de Ciências e Tecnologia explora atividades acadêmicas


Para apresentar um pouco do universo que envolve os estudos em Ciência e Tecnologia, alunos e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) expõem projetos desenvolvidos na área durante a I Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece nesta quinta e sexta-feira, na UFRN, em conjunto com o Congresso de Iniciação Científica da Universidade.
Após a realização da Cientec, maior exposição científica e cultural do Estado, a coordenação do Curso de Ciência e Tecnologia da UFRN decidiu promover uma mostra do curso para a comunidade universitária, voltada principalmente para os alunos que ingressaram recentemente na área. De acordo com o coordenador do curso, José Josemar, mais de 700 alunos estão envolvidos na apresentação de projetos.
“A Cientec representa uma proposta de divulgação externa das atividades acadêmicas, onde comparecem alunos de diversas escolas públicas e particulares, além da comunidade em geral. O nosso objetivo com a Semana de Ciência e Tecnologia é trazer essa característica da Cientec para o público interno, apresentando os estudos científicos aos alunos da própria Escola de Ciência e Tecnologia. Temos ao todo cerca de três mil alunos e, infelizmente, nem todos conhecem os trabalhos desenvolvidos pelo próprio curso”, aponta o Josemar.
Durante os dois dias de exposição, serão apresentados 42 projetos, resultado de estudos e pesquisas de alunos e professores em diversas áreas. Além disso, estão sendo promovidos workshops temáticos, debates e palestras de cunho geral, como orientação ao estudo científico, intercâmbio universitário, jogos computacionais e neurociência. “São temas que envolvem toda a filosofia da Ciência e Tecnologia, os quais ajudam os alunos a conhecerem o campo de estudo e pesquisa e, ainda, o amplo mercado de trabalho”, disse o coordenador.
Durante a programação ainda está inclusa uma mostra de profissões, que será realizada nos dois dias de evento, no período noturno. “Nosso curso se compõe em dois ciclos. O aluno cursa a primeira etapa em Ciência e Tecnologia e depois, se ele quiser, poderá escolher um dos oito cursos de engenharia para se especializar”, explica Josemar. Todos os anos, o curso de Ciência e Tecnologia da UFRN recebe 1120 alunos, sendo metade ingressando no primeiro semestre do ano e a outra metade no segundo.
Diferente das demais graduações da UFRN, o curso de Ciência e Tecnologia tem duração de três anos. Nos três primeiros semestres, o aluno receberá a formação comum a todas as ciências e tecnologias e, ao final, escolhe se ingressa na área tecnológica ou na científica. No quarto, quinto e sexto período, o estudante tem aulas da especialidade que optou.

Genubia Soares

Radialista - DRT/RN 1.383,blogueira.Busco atualizar o meu conhecimento quanto ao que acontece no dia a dia para com qualidade repassar aos demais interessados .
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Touros em Destaque